Meu mundo de Fadas

Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores. ( Cora Coralina )

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Terapia do joelhaço

 
Sentado em sua poltrona de couro marrom, ele me ouviu com a mão apoiada no queixo por 10 minutos, talvez 12 minutos, até que me interrompeu e disse: “Tu estás enlouquecendo”.

Não é exatamente isso que se sonha ouvir de um psiquiatra. Se você vem de uma família conservadora que acredita que terapia é pra gente maluca, pode acabar levando o diagnóstico a sério. Mas eu não venho de uma família conservadora, ao menos não tanto.

* * *
Comecei a gargalhar e em segundos estava chorando. “Como assim, enlouquecendo??”

Ele riu. Deixou a cabeça pender para um lado e me deu o olhar mais afetuoso do mundo, antes de dizer: “Querida, só existe duas coisas no mundo: o que a gente quer e o que a gente não quer”.
* * *
Quase levantei da minha poltrona de couro marrom (também tinha uma) para esbravejar: “Então é simples desse jeito? O que a gente quer e o que a gente não quer? Olhe aqui, dr. Freud (um pseudônimo para preservar sua identidade), tem gente que faz análise durante 14 anos, às vezes mais ainda, 20 anos, e você me diz nos meus primeiros quinze minutos de consulta que a vida se resume ao nossos desejos e nada mais? Não vou lhe pagar um tostão!”
* * *
Ele jogou a cabeça pra trás e sorriu de um jeito ainda mais doce. Eu joguei a cabeça pra frente, escondi os olhos com as mãos e chorei um pouquinho mais. Não é fácil ouvir uma verdade à queima-roupa.
“Tem gente que precisa de muitos anos para entender isso, minha cara”. Suspirei e entendi a homenagem: ele me julgava capaz daquela verdade sem precisar frequentar seu consultório até ficar velhinha. Além disso, fiz as contas e percebi que ele estava me poupando de gastar uma grana preta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Constatação...

http://lh5.ggpht.com/mgorete.gomesyahoo.com.br/SDLj5YTR2UI/AAAAAAAAHlQ/t5fOrHIPu2E/s800/anjo.gif

"Mesmo que voes, um dia perderás as asas. Isso mostra o quanto és frágil...
Mas, enquanto voas, podes ir aonde queres. Isso mostra o quanto és livre."
http://static.blogstorage.hi-pi.com/photos/viveramarsonhar.loveblog.com.br/images/gd/1254175293/Pensando-em-voce.jpg
http://lh5.ggpht.com/mgorete.gomesyahoo.com.br/SDLj5YTR2UI/AAAAAAAAHlQ/t5fOrHIPu2E/s800/anjo.gif

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores. ( Cora Coralina )